Procurar pode, achar é outra história...

domingo, 25 de setembro de 2011

Animais

Não tenho nada contra vegetarianos, até penso que se fosse um vegetariano eu teria mais saúde, mas, algo me intriga, só os animais tem direito a vida, e as plantas? Não?
A desculpa, bonita, para não comer carne, é alegar, que matamos um animal, tiramos a vida de um ser indefeso, concordo, mas e ai... As plantas, frutas, verduras, legumes, eles não tem vida também, eles não respiram, comem (fotossíntese), eles não tremem quando aqueles que o maltratam passam perto... Sim, se formos parar para pensar, amiga ou amigo, acabamos matando para sobreviver da mesma forma, ou, por medo de admitir, ainda insistimos que seres inanimados não tem vida, a rocha por exemplo, ela tem vida, aliás, ela se move sutilmente, ao “andar” da terra, no calor as coisas expandem, e no frio se retraem, logo tem-se um movimento, penso eu, não é lei, não posso afirmar que esteja certo, mas penso, ao menos, que seria mais elegante dizer que:
1 – Eu não como carne, porque faz mal e morreria mais rápido...
2 – Eu odeio, ou, o dinheiro é mal, porque não tenho...
Eu sei que é triste, ver bois e vacas, frangos e peixes, serem sacrificados, aliás, nunca vi o vegetariano que não como peixe ou frango, mas seria triste para a planta ser retirada de sua raiz e apodrecer no estomago de um humano, o ser humano não tem para onde correr, alias, até os animais matam a si próprios, mas com nossa racionalidade, dizemos, eles não sabem o que faz, será que não, quando um urso ataca um caçador, ele sabe que é para sua defesa, uma leoa cuida do seu filhote como uma mãe humana cuida de seu bebê! E, também, o João de Barro calcula o melhor lugar para fazer seu “ninho”.
Acho que eles, os animais, são que nem humanos de povos diferentes, eles falam outras línguas, eles tem outras formas de políticas, quem sabe, outros cultos. E todos dotados de sua necessidade comum a nossa, que é, simplesmente, a eterna busca pela sobrevivência... Só que nós com toda a racionalidade que nós coube, criamos defeitos inexistentes, para justificar algumas coisas sem sentido, como disse no começo, nada contra vegetarianos, pois se eu fosse estaria melhor de saúde...

Texto de Vinicius Diniz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário