Procurar pode, achar é outra história...

sábado, 11 de junho de 2016

Sobre ler Another, quase nada sobre a história em si.


            Another em 2012 escrevi nesse blog uma crítica sobre o anime que me fascinou a crítica, bem, pode ser vista nesse Link http://asasdomedo.blogspot.com.br/2012/06/another-analise-e-sugestao-para.html , bom... Então esse ano de 2016 consegui finalmente completar minha coleção dos mangás que fora adaptada da obra de Yukito Ayatsuji por Hiro Kiyohara, adaptação que devo dizer primorosa e bela, pois hoje terminei de ler o livro e o mangá ficou a altura, tal como o anime e acredito que o Live action também (acredito, pois ainda não o vi, mas pretendo assistir). Nesse Texto pretendo falar do livro, 400 páginas de tensão e quando vai chegando ao fim, ao menos eu me senti sem ar. Não leia esse livro de madrugada com a trilha sonora do anime na cabeça, qualquer coisa ira te assustar, um reflexo, uma sombra, a morte que esta próxima da turma 3-3 parecerá está no seu cangote, fungando e respirando firme no seu pescoço... É visceral.  

O livro é recheado de referências até Stephen King é citado, há nele uma reflexão sobre arte e uma brincadeira com a questão do tempo muito boa, até o momento penso, como pode ter ficado tão verossímil, o livro é fantástico e pavoroso, minha mãe não pode ver a capa que a esconde, diz que tem medo dos olhos arregalados da Mei Misaki pensando bem, arrepia mesmo, acho que esse post está sendo mais sobre minha experiência com o livro e sua leitura do que esmiuçá-lo filosoficamente, mas acho que então graças a isso ele cumpre seu papel de ser um terror psicológico baseado em duas obras, pelas palavras do próprio autor, cinematográficas sendo elas – Os outros e A inocente face do terror – Ainda não vi nenhum dos dois filmes e é exatamente por isso que é bom ler, a leitura puxa diversas coisas, abre portas para conhecer diversas coisas verdadeiras e falsas, nisso está a diversão, logo esses dois filmes entram também para a minha lista, vou assisti-los.



 

     Quem gosta de frio na espinha, tensão, dúvida, angustia, sufoco, pare um dia para entrar na cidade de Yomiyama e perguntar no colégio de mesmo nome “QUEM É O MORTO da turma 3-3? “, garanto que vai ter uma fantástica experiência de leitura, fica aí a dica. 


Abaixo uma sinopse do livro:

Koichi Sakakibara é um ginasial comun de saúde fragil.Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai , o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a escola Ginasial de Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre os colegas e os professores responsaveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fênomeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável verdade se revelaria: Esse é um ano que tem! Grande sucesso no japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa metragem em live-action para os cinemas. No Brasil tanto a animação como o mangá chegaram oficilamente em 2013. O mangá publicado pela Editora JBC se tornou um dois maiores sucessos do ano, e agora você tem a oportunidade de ler o livro que deu origem a ele!

      
Poster do liveaction


        Espero que as editoras lancem mais novels japonesas como essa another, pois são muito boas e tem mais elementos ocidentais que muita obra ocidental (risos), a influência da literatura inglesa e americana na obra de Another, por exemplo é tão grande que nas tags de organização do livro na biblioteca nacional, está escrito - Literatura Inglesa feita por escritor japonês. - Eu fiquei surpreso.

Texto de Vinicius Diniz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário