Procurar pode, achar é outra história...

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sugestão para ler e ter

ARVORE E FOLHA

Formato: Livro
Autor: TOLKIEN, J. R. R.
Tradutor: KYRMSE, RONALD EDUARD
Idioma: PORTUGUES
Editora: WMF MARTINS FONTES
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - FICÇÃO FANTASIOSA

Sinopse:  Este volume inclui o ensaio 'Sobre contos de fadas' e o conto 'Folha, de migalha'. Em seu ensaio 'Sobre contos de fadas', Tolkien discute a natureza dos contos de fadas e da fantasia e resgata o gênero que alguns pretenderam relegar à literatura infantil. Isso é ilustrado de maneira hábil e refinada por Folha, de Migalha, conto que narra a história do artista, Migalha (Niggle), que 'precisa fazer uma longa viagem', e é visto como uma alegoria à vida de Tolkien.

Link para compra:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=11957&destino=/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42151942&termo=arvore%20e%20folha&


     Um ensaio de Tolkien regado do pensamento chestertoniano (do escritor G.K. Chesterton meu escritor favorito e muito citado no livro), sobre contos de fadas, e suas características universais e permanentes, livro excelente para aqueles que gostam de Tolkien e de Chesterton e também do gênero fantasia.
   Revelando o verdadeiro caráter dos contos de fadas, que não são jamais meras histórias bobas, lembrando uma coisa que escrevi no meu facebook sobre a metáfora da rosa e seus espinhos:
       


Vinicius Diniz Rosa
13 de julho às 18:38 · 

A rosa é uma flor bonita, mais cheias de espinhos, a rosa é como um conto de fada, lindo mais cheios de desafios, a rosa assim como o conto, procura ensinar que para se ter a beleza é preciso passar por alguns sofrimentos, assim como os velhos contos de fadas, com príncipes e princesas, para se ter a princesa é preciso matar o dragão, assim é a vida, para se ter o que gosta, é preciso trabalhar, lutar, para se ter o que quer, é preciso escolher o que não se quer, contos de fadas não são bobinhos, que acabam sempre em felicidades, são histórias de provações que acabam em congratulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário