Procurar pode, achar é outra história...

sábado, 3 de novembro de 2012

Frankenweenie

Frankenweenie
Se não viram o filme, não leiam, mas se não liga para algumas revelações, leiam a vontade!

      Filmes de monstro servem para mostrar que geralmente o monstro está dentro de você, com o seu nível de maldade e preconceito.
Simplesmente lindo!
         A nova animação de Tim Burton, é ótima, simplesmente Spooktacular, a maioria dos grandes clássicos receberam sua homenagem, até Vicent Price foi homenageado no longa, que conta com uma história muito bonita, e com um simplicidade muito difícil de se ver hoje em dia, para mim, esse filme é o filme mais Tim Burton, do Tim Burton, uma bela obra de arte!
O preto e branco foi um charme, excelente escolha para o filme, que fez uma menininha sair da sessão dizendo:
        - Papai, eu gostei do filme, mas estou com medo! - Ela chorava e ria, não sabia o que sentia, e para um filme que trata de luto, morte, alguém ter tal reação, é perfeito, pois é exatamente isso que a morte é, algo natural, mas que muitos se sente apreensivos, um alívio que ninguém quer ter, realmente algo de dois facetas, e extremamente difícil de entender.
Por esse motivo o filme impressiona, pelo menos a mim, além claro de ser um filme que não tem essa coisa de bem e mal, são todos humanos e, digo por mim, consigo sentir a humanidade, os anseios de cada personagem, seus medos, seus objetivos, preconceitos, desejos, ninguém ali é mal, e muito menos bonzinho, são todos seres humanos que anseiam por apenas viver conquistando o que desejam.
O professor de ciências dos meus sonhos
(Observação a parte)
       Senhor Rzykruski, é o professor de ciência que queria ter quando criança, louco, com aparência tenebrosa, e muito divertido e inteligente, ele organiza a feira de ciências da escola em que Victor estuda, criando a vontade de cada aluno conquistar o troféu, Victor deseja participar da feira, pois ele adora ciências, mas seu pai só permiti se ele realizar o sonho dele, que era jogar beisebol, talvez, seja um típica coisa de todos os pais, se achar que seu filho é você em miniatura, e o força, com a desculpa do meio termo, a praticar tal esporte, já que o menino deseja participar da feira de ciência, ele se vê sem opção, esse jogo causa a morte de seu cachorro, ele fica deprimido, mas tem uma atitude até que nobre, ele não culpa o pai por isso, ele apenas lamenta, e aproveita a morte do cão para fazer o seu projeto de ciência, assim ele mataria dois coelhos com uma cajadada só, teria o amigo de volta, o único amigo de volta e ainda poderia ganhar o troféu.
Porém, mostrando novamente a perversidade comum das crianças, como já havia mostrado em “O estranho mundo de Jack”, Tim Burton, mostra que crianças também pensam, e as vezes até melhor que os adultos, e são mais propicias a fazerem o que querem sem muitos pudores, elas gostam de arriscar, mesmo que se machucam, pena que adultos perdem isso, e o próprio filme mostra, que enquanto as crianças querem algo, são motivadas por algo, fazem algo, os adultos sentam em suas casas com suas pacatas vidas tranquilas, e ainda, quando percebem que algo vai tirar-los do conforto, estragam, mesmo que seja uma boa educação para seus filhos, a vida do Professor de ciência o expulsando e colocando a professora de Educação Física em seu lugar.
Isso me faz pensar em uma frase que escutei a tempos:
- O jovem pensam que pode mudar o mundo, pois os velhos o permitem a isso, pois na realidade os jovens sempre depende do aval dos mais experiente – algo assim.
E nesse filme fica claro, que mesmo que as crianças gostem de seu professor, e o achem bom, coisa que o é, eles são crianças, e o que crianças sabem da vida?
Porem nada resolve expulsarem o senhor Rzykruski da escola, pois quando a semente da curiosidade já está plantada, ela cresce, e a crianças descobrindo o segredo de Victor, causam o desastre na cidade.
Talvez muitos acharam estranho e injusto todos os monstros das outras crianças, menos o cachorro de Victor morrer, mas o filme explica isso, a experiência dos outros não possuíam uma única variável, não tinham o amor, necessário para funcionar, nesse caso estavam fadados a darem errados. 

As crianças do filme, são perversas, mas tem o dom de fazerem e lutarem pelo o que querem, e isso
admiro, e criança sem um pouco de perversidade, não aprende, pois não explora.
Mas só um pouco em, não vão extrapolar (Risos maléficos)
     Com cenas muito bem feitas, com um trilha sonora impecável, uma animação de ponta, e com o charme do preto e branco (lembrando que, nesse filme faz sentido o preto e branco, por isso se tornou um charme e algo especial, que ajudou no clima da história e a homenagear os antigos filmes), personagens humanos, talvez até uma obra bibliográfica da vida do próprio Tim, que era um excluído, tinha poucos amigos, gostava dos filmes hoje clássicos, e que provavelmente o procuravam só quando tinham um interesse... Frankenweenie é a melhor animação de Tim Burton, e eu não posso negar isso, pois é simplesmente lindo, e ensina uma coisa que valorizo muito:
- Lutar pelo que acredita e gosta, independente das consequências! Ou do certo e errado!
Simplesmente maravilhoso, e se não assistiram, assistam, e se não gostarem, bem é um direito seu, não é?

Observação:

Victor Frankenstein
Victor Van Dort








  















        Estava observando e lendo os comentários em relação a essa nova animação do Tim Burton, em uma fan page no facebook, e percebe que o povo está se equivocando com um detalhe, os personagem Victor de A noiva Cádaver, com o personagem Victor de Frankenweenie, com comentários do tipo:
1 - Frankenweenie conta o passado de Victor da noiva Cádaver...
2 – Tim Burton deve gostar do nome...
        Acabando com o primeiro equivoco:
        O sobrenome de Victor do filme Frankenweenie é Victor Frankenstein, o sobrenome de Victor do filme “A noiva cadáver” é Victor Van Dort, e a história da “A noica cadáver” passa em uma outra época, no passado, era vitoriana para ser mais preciso, Frankenweenie se não passa nos dias de hoje, passa no mínimo uns 20 anos atrás do nosso tempo, ou seja impossível Victor Frankenstein, ser o passado de Victor Van Dort! Sem nenhuma possibilidade, pois uma história se passa no século XIX e a outra no XX, ou começo do XXI, isso não ficou claro, mas é nítido que não é no século XIX.
Então por favor, não se confudam, um não tem nada haver com o outro.
      Acabando com o segundo equivoco:
      Artista refletem tudo em sua obra, nada é atoa nem o nome, tem que ter sentido, tem que passar uma ideia, e não simplesmente, ai que nome bonito, vou por... No caso de Frankenweenie, o nome de Victor, para o dono do cachorro, vem do nome do Cientista que criou o monstro de Frankenstein, cujo nome é Victor Frankenstein, por isso o nome da família dele é Frankenstein, e por isso o nome dele é Victor. Não tem absolutamente nada a ver com Noiva Cádaver, que por sinal foi baseado em um romance russo-judaico, a escola desse nome, deve ser para deixar mais claro, que o garoto é um cientista, um estudioso, ou até mesmo ressaltar a homenagem dada aos filmes clássicos, principalmente a Frankenstein. Porém, a estética de Tim Burton, em suas animações e filmes, são muito semelhantes, logo, claro que pode acontecer de um personagem ser parecido com o outro de um outro filme, como o próprio professor de ciências lembra o personagem Vicente do curta de mesmo nome, assim como a garota do gato, que infelizmente me foge o nome, lembra a personagem "A menina de olhos fitos", do livro “O triste fim do menino ostra”, de Tim Burton, visto que essa personagem do livro também nada tem haver com essa história e o universo de Frankenweenie.
Frankenweenie é uma nova obra única, sem nenhuma ligação com os outros filmes de Tim Burton, a não ser sua estética, e clima, não confundam.

Texto de Vinicius Diniz Rosa

16 comentários:

  1. Eu pensei que esse filme era meio que o passado do filme A noiva cadáver porque além do Victor Frankenstein ser muito parecido com o Victor Van Dort, o Sr. Burgemeister (vizinho da família Frankesntein) é muito parecido também com o pai da Victoria Everglot (esposa do Victor em A noiva cadáver).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como disse, só uma questão de estética, e estilo seguido pelo diretor, como se fosse uma marca, por isso quando assistimos um filme dele sabemos que é dele, por isso quando vemos uma animação dirigida por Walt Disney sabemos que é dele, pela semelhança dos personagens, pelo tema que geralmente abordam, isso é como uma assinatura do artista, o que faz o seu trabalho único, por isso sempre o mais importante é ver a história, e os elementos que indicam o tempo que se passa, para evitar essas confusões que sempre serão comuns, ainda mais dentro do universo da animação.
      Obrigado pelo comentário e espero que tenha gostado de visitar meu blog, volte sempre! :D

      Excluir
  2. eu ainda acho que a noiva cadavér é a continuação de frankenweenie em frankenweenie a garota que tem o gato branco é a noiva cadavér o peixeiro que vive tossindo é o edgar em uma parte do filme a noiva cadavér a noiva entrega ao victor um presente que quando ele abre é o seu cachorro sparky o mesmo que aparece em frakenweenie vc diz que tem certeza de que não é o mesmo filme por acaso vc já perguntou a Tim Burton??? não né então ok pra sua informação só muda os nomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta bom, tudo bem, não precisa mudar seu ponto de vista por causa da postagem, mas não concordo com sua teoria não, pois simplesmente não faz sentido, a história do filme "Noiva cadáver", se passa no século XIX, era vitoriana, a do Frankenweenie, se passa no século xx, é mais do que claro, que o nome Victor Frankenstein, é uma referência ao livro Frankenstein, onde o nome do criador do monstro é Victor Frankenstein, por isso o garoto tem esse nome, Frankenweenie foi baseado em um curta, criado pelo Tim Burton, e esse curta não tem nada a ver com a noiva cadáver, a não ser o criador... Porém se quer continuar pensando assim, continue, só digo que isso não é uma questão de perguntar pro Tim Burton ou não, é uma questão de interpretação, bom, é isso, boa noite, e desculpe o transtorno, obrigado por ter visitado meu blog.

      Excluir
  3. Além disso se lembram que na A Noiva Cadaver Victor Van Dort ganha um cachorrinho de presente? que é o cachorrinho morto dele?sei lá coincidencia não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, um é do século XIX, outro do XX, um se passa na era vitoriana, outro é mais atual, um se chama Victor VAN DORT e o outro Victor FRANKENSTEIN, o cachorro de um morreu, o de outro ressuscitou... Mas eu cansei dessa discussão e se para alguns um continuação do outro, pois bem, continuem...

      Excluir
  4. jente olha a epoca do noiva cadaver e mais antiga e frankensweenie e mais moderno eo cachorro da noiva cadaver morre muito idoso e franksweenie resulcita e o cachorro de franksweenie fica tipo frankstein uma coisa não tem nada aver com a outra

    ResponderExcluir
  5. jente a noiva cadaver e uma epoca muito antiga e frankensween e mais moderna olha os pais de victor van dort e de victor franksthein e muito diferente mais os personajens lembram mesmo mais não são não tem nada a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, um não tem nada haver com o outro, só o diretor e a estética de resto, são histórias separadas e únicas! Muito obrigado pelo seu comentário, volte sempre! :D

      Excluir
  6. Já que a galera pensa que são continuações, vamos embaralhar ainda mais esses cérebros:

    Se Frankweenie vem primeiro e A Noiva Cadáver vem depois, qual seria a continuação mais lógica ? hahahahahhahahaha
    A morte dele e ele se transformando em Jack.

    http://assets.naointendo.com.br/uploads/post-assets/680/Mind_Blow.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haahhaha boa!

      E tudo isso numa ordem temporal bem coerente :D ahahhahahahhhhahah

      Excluir
  7. , tipo tim burton pode ter sido um pouco sarcastico com esses dois filmes podemos pensar de varios modos com eles porque ate os personagens são bem parecido isso e para abrir a imaginaçao das pessoas pq oq seria um bom filme sem sem ter aquele ponto de interrogaçao ! Podemos chegar ate achar que seja uma encarnaçao mais e conforme o pensamento de cada um!

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que a ordem cronológica não bate, mas eles se parecem tanto. Achei isso fantástico! A cada dia eu me apaixono mais pelo trabalho do Tim. E sem falar que sou muito fã dele, do Johnny e da Helena. Melhor trio ❤

    ResponderExcluir
  9. o nome do cachorro de Victor da noiva cadáver também e o mesmo do cachorro de frankenweenie podemos reparar que o prefeito da cidade de frankenweenie e parecido com o pai de Victoria ,e no porão da casa de victor podemos ver que tem o retrato da borboleta que victor van dort estava desenhando no começo do filme

    ResponderExcluir
  10. Eu estava pensando, e o Victor Frankenstein era meio cientista né? ele poderia ter voltado no tempo ou sei lá e se torna o Victor de "A Noiva Cadáver" sei que é muito estranho mas vai que né

    ResponderExcluir