Contém
spoilers...
Another, é um anime, que foi baseado na light novel de mistério e horror do autor Yukito Ayatsuji, que conta em seu enredo, a história de uma sucessão de acontecimentos que venho ocorrendo, na escola Yomiyama desde 1973, onde mortes misteriosas ocorrem, por causa de um ser humano “extra” na sala 3-3.
O anime levanta a importância do trabalho em grupo, e de seguir regras pré estipuladas, para evitarem a tragédia, porem é sempre doloroso, e sempre ocorre de alguém descorda, assim como na vida, pelo nosso senso de liberdade, pois querendo ou não a liberdade sempre vai brigar com coletivismo e individualismo, depende onde está situado, depende da situação, depende de vários fatores, afinal cada ser tem seu conceito de liberdade, amor, ódio, felicidade e afins... Discutir o certo ou o errado é algo complexo demais em uma sociedade de várias religiões, de vários povos, de vários estudos sociais, em fim de várias culturas... Não podemos dizer ao indiano pare de cultuar vários deuses, como eles não podem dizer para nós, pare de comer vacas, pois é questão de cultura, que é definida, por geografia do local, clima do local, quem colonizou. O que tem isso haver com Another, o simples fato de Kouichi Sakakibara ser de Tokyo uma cidade que apesar de ser do japão, obviamente, assim como a cidade de Yomiyama (se não me engano tem o mesmo nome da escola), tem sua cultura local, seu modo de vida totalmente diferente de Tokyo, por devidos fatores:
1 – Yomiama é uma cidade rural, Tokyo é uma cidade urbana.
2 – Yomiama por ser rural, tem uma visão de mundo mais coletiva, mais calma, diferente de Tokyo, que provalvemente, presa o individual, o crescimento próprio e livre de amarras.
Levando isso em conta Kouichi, com certeza vai questionar as regras da classe, principalmente o porque de Misaki Mei ser tratada como se ela nem existisse, pela a sala, que já inserida no contexto, de que, deve ser feito isso, para que não desencadeei as Mortes.
Outro ponto interessante do anime é o fato de que, se no caso, todas as precauções que foram tomadas, foi quebrada, não funcionou e a catástrofe começar, é necessário matar o “Extra”, devolver o morto para a morte, quem assistiu vai entender, para que assim a catástrofe pare, mas ai entra a questão:
- Você mataria um colega (amigo), pra se salvar? Para que todo o resto daquele grupo, que talvez nunca mais vão se ver, se salve?
É um excelente anime para reflexão e para diversão, tem várias outras questões, que ele ressalta ou não, talvez o autor, foi escrevendo, e saiu isso dessa forma tão harmoniosa e boa de se ver, e tudo o que disse acima pode ser um equivoco, alias não moro no japão, não sei como realmente são as coisas lá, para poder dizer o que é ou não este anime, posso errar tudo, você pode ter outras interpretações, e isso é o bom da arte, pois podemos escrever diversas coisas sobre, e nunca dizer o que realmente o artista quis passar, como também pode se fazer apenas um texto e acertar o que o artista quis dizer com a obra... Por isso digo, nosso nível de maldade, definirá o certo e o errado para cada ser, individualmente falando, isso não é egoismo ou coletivismo, isso é, somos seres pensantes, vivos, diferentes um do outro, eu não penso com seu cérebro, como você não pensa com o meu cérebro... Por isso, posso estar errado para você e certa para o outro, defina você! E assista Another, vai se divertir muito, eu acho...
Texto de Vinicius Diniz Rosa
Eu já assisti esse anime e com certeza recomendo, muito bom.
ResponderExcluirGostei de sua postagem a respeito dele, olhando cada ponto para nossa realidade, realmente se vermos Another por esse lado, isso acontece na vida real, infelizmente, interessante, não havia parado para analisar esse ponto. Parabéns pela postagem.