Procurar pode, achar é outra história...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alice no país das Maravilhas 2010 vs Alice no país das maravilhas 1989



Pena que no de 1989 o Gato Cheshire não apareça (foto acima)

Desculpe-me está fazendo uma postagem falando de um assunto já passado, mas para quem não sabe existe varias versões cinematográficas de Alice no país das maravilhas, por este fato me sinto na obrigação de compará-los e dá os devidos complementos a antiga postagem (veja aqui).
Pois bem, vou falar o superficial, pela época os efeitos gráficos não eram lá aquelas coisas (falando de Alice de 1989), por este motivo a lagarta foi uma meia, o coelho atrasado um urso de pelúcia mal feito (deixando-o com aparência assustadora), a Lebre de março foi um boneco de corda, o chapeleiro uma marionete e o gato nem sequer apareceu (para minha decepção e tristeza).
Agora falando sério, o antigo filme comparado a este é bem mais focado na Alice do que nos outros personagens, tornando assim a pobre da Alice cruel e duvidosa, nunca saberemos se ela apenas sonho na versão de 1989 de Jan Svanmajer (procurem acho que vão gostar), este ser (o diretor) optou por manter a Alice como narradora, coisa que ajudou no toque melancólico e macabro do filme.
Alice no país das maravilhas de 1989 não há muitas menções históricas, a meu ver, porem há um teor filosófico imenso, tanto na maneira com que é traçado, tanto no jeito de agir dos personagens, com isto ele foi classificado o mais obscuro filme de Alice! Ah, antes que eu me esqueça devo dizer que não há citações a revolução Russa nesta versão de Alice, mas na de Tim Burton há e muitas, mas isto é outra história!


Texto de Vinicius Diniz Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário