Procurar pode, achar é outra história...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloween breve história...

Graças ao sucesso dos filmes de terror e horror clássico, e do sucesso de algumas obras literárias, alguns monstros que no inicio nada tinha a ver com o Halloween são agregados a temática, porem não só devido ao sucesso, mas também, a sua carga obscura e tenebrosa.
        Eu não poderia deixar de fazer uma postagem sobre a minha data favorita, mesmo sendo Brasileiro, parece até piada né, mas fazer o que, é o mundo, é o ser humano, e cada um com sua diferença faz a sua história e agrega algo positivo ou negativo a vasta cultura humana na terra.
        Não citarei datas nas postagem, pois posso me equivocar, pois a cultura que deu origem ao Halloween, a cultura Celta, no cerne não se tem muitos dados de sua origem, e de seus costumes, só especulações, e interpretações de arqueólogos, historiadores, sociólogos e antropólogos, que tentam traçar um conhecimento sobre esse povo, porém, os próprios livros deixam claro, que por os celtas não terem uma tradição escrita, mesmo que alguns citam o ogam como sua escrita, mesmo se esquecendo que a escrita ogam, espero que não tenha me equivocado, era escritas na maioria das vezes encontradas em covas e túmulos celtas, pois suas tradições, lendas, mitologia, ensinamentos Druidas, eram passados verbalmente, logo sofriam alterações de acordo com a situação e a necessidade da determinada época, assim o que temos hoje, são só algumas lendas, que sobreviveram graças ao povo Irlandês, Inglês e Gaulês, em especial os gauleses e os irlandeses, porem a maioria das lendas sofreram alterações cristãos, pois foram passadas para texto por monges que serviam a igreja, logo é muito difícil dizer se determinado deus Celta era isso, ou aquilo, ou se determinada lenda está correta, ou se o acontecimento representado em tal história aconteceu mesmo daquela forma...
Trick or Treat - Doces ou travessuras
Não dá para se saber se teve origem na idade média
ou se foi uma america que inventou para acabar com os vandalismo.
       Então como sabemos, de fato que o Halloween representa o Samaín ou Samhain, é o ultimo dia de descansos das bruxas, o ultimo dia de colheita, e o festival que marca o ano novo Celta?
       - A igreja Católica, em sua peregrinação, para evangelizar e converter os “pagãs”, tentavam transformar as principais datas ritualísticas e festivas dos mesmos, a datas cristão, Isso aconteceu com a Lemuria, que era um festival não celta, me foge o povo que o tinha, acho que era os romanos, se não me engano, bem, pesquisem essa parte, para esclarecimentos maiores, que aconteceia em março, em “Dia de todos os santos”, porem na tentativa de converter os Celtas os Druidas estavam resistindo, claro, assim o “Dia de todos os santos”, foi mudado, nossa mudado, para dia 1 de novembro, um dia antes do dia de finados da igreja, essa tentativa, fez os difíceis de converter, criarem o All Hallows' Eve (Dia anterior ao de todos os santos), pra manterem a tradição da última colheita sem irem para a inquisição! Assim, fica se tendo a certeza, de que o dia 31 de outubro, para os celtas, era importante, e tinha uma representação importantíssima para a agricultura! E a certeza de ser o dia da última colheita, é que logo depois desse dia, vem o inverno, e no invernos as plantações morrem, as noites são mais longas, e tenebrosas.
O que os celtas faziam na época do seu “ano novo”?
     - Dizem, que eles faziam fogueiras para atrair os morcegos que comiam os insetos, e para também se protegerem dos espíritos e outros seres, os afugentando assim, na fogueira, e não permitindo que eles levassem os vivos para o outro mundo.
Um equivoco comum sobre a tradição:
    - Dizer que os celtas colocavam abóboras e se fantasiavam na data, em relação a fantasia eu não sei, se é verdade ou mentira, porém a abóboras, eu digo que é um completo absurdo!
Pois vejamos:
    A primeira menção do famoso Jack miserável, vulgo Jack o lanterna, vem dos irlandeses, quando eles já estão critianizados! Pois veja bem, a lenda de Jack, diz que Jack enganou o “diabo” três vezes, e foi negada sua entrada no inferno e no paraíso...
Os celtas não tinha paraíso nem sequer inferno, isso é cristão, os celtas tinham um mundo espiritual, dizem, onde seus mortos iam, apenas, os celtas não tinha DIABO ou DEUS, eles tinha vários deuses, e outros tipos de criaturas, e no velho mundo, Jack o lanterna era feito em nabos, logo como os celtas, na Europa em sua época, sem a globalização, teriam abóboras?!
    Nas grandes navegações, (em minha releitura da lenda de Jack miserável, fica melhor ilustrado, segue o link http://asasdomedo.blogspot.com.br/2011/10/jack-olantern.html) quando os Ingleses descobriram o novo mundo, a tradição do Halloween chegou a américa, pouco tempo depois, os Irlandeses apareceram, e viram as abundantes Abóboras, grandes, macias que lembravam cabeças, e adaptaram a lenda a nova “Agricultura”, e assim nasceu as lanternas de Jack, e só nos Estados Unidos é posta as abóboras penduradas nas casas, não no mundo dos celtas.
A lanterna de Jack miserável - que representa tanto uma forma de guia, como sabedoria.
   Como complemento, por sua vez, a Igreja Católica tem mais a ver com o halloween do que até mesmo que os celtas, o nome da data, que a abreviatura de All Hallows' Eve, veio da tentativa da igreja de converter os Celtas a nova religião, os símbolos como Bruxas, Gatos pretos, vassouras magicas, caldeirão, diabinhos, em fim, vieram graças a inquisição contra as BRUXAS E FEINTICEIRAS, que foi feita graças a igreja católica, transformando assim, os utensílios das bruxas em símbolos de paganismo, o gato também, como era os bichos dessas mulheres, eram visto como demônios ou até mesmo elas transformadas, por isso foi associado a bruxaria, logo, se os celtas contribuíram com algo, foi com pouco, pois o próprio doce ou travessura, tem estudos que dizem, ser derivação de uma tradição Católica o bolinho das almas, que as crianças da idade média recebiam em troca de rezar as almas do purgatório, o cemitério, do jeito que conhecemos, e usado como decoração de Halloween, vem dos cemitérios Católicos, cheio de cruzes, símbolos e estatuas!
      Se salvando os mitos de fantasmas que veio graças as mortes de soldados em guerras, onde na noite das bruxas e no dia de finados eles vinham visitar suas famílias para dá o ultimo adeus, salvou os vampiros que vei graças a onda de filmes de Horror, que popularizaram os monstros e agregaram a data que já era macabra, e por um outro estudo o próprio doces ou travessuras, que foi criado por uma americana, cansada das travessuras, que os jovens faziam na época da grande depressão, como protesto a mesma, foi uma forma de civilizar a data,
e também pelos celtas a crença de que os espiritos viram lhe fazer mal.
     O Halloween em essência é uma data agricula, para os Celtas, uma data marcada por destruição, guerras, mortes, e diversas lutas contra repressão e decadência de uma sociedade. Alem de já ser macabra pela morte da colheita, que deixavas, provavelmente, muitos morrendo de fome, e pelas longas noites que sem iluminação, faziam qualquer um ficar apreensivo e com medo.
     No caso das fantasias, lendas, que podem ser Celtas, ou não, dizem que na para se proteger dos espíritos e outros seres que causam mal, e te matam, você precisa engana-los, e se camuflar de um deles, assim, eles não te pegam, porem, devo pesquisar mais, e tem um ótimo documentario, postado aqui mesmo no blog para visualização online, feito pelo History Channel segue o link http://asasdomedo.blogspot.com.br/2012/01/verdadeira-historia-do-halloween.html, que explica melhor, alguns dos assuntos aqui brevemente tratado, espero que tenham gostado do texto, e que esse texto abra as portas da curiosidade, e despertem a vocês, a vontade de pesquisar, seja qual for o tema!

Um Feliz Halloween! Para os apaixonados pelo termo, símbolos, obscuridade e macabro como eu!
Se não gosta, um seja Feliz! A sua maneira e respeite a vida do outro, que sera respeitado!

Observação
- Texto extra.

 O Halloween hoje - E aprov
eitando Carnaval hoje



  O século XXI, perdeu muito de suas crenças, religião, deixou de lado muitos significados, ensinamentos, e no caso do Halloween, percebe-se que também teve auterações e adaptações, como se tornar uma coisa mais civilizada, uma festa mais agrádavel sem ter necessáriamente o sentido de conflitar, ou lutar por algo, apenas diversão e uma fuga temporária desse mundo caótico, assim como o carnaval brasileiro, que muitos nem sabem o por que de se ter, e nem querem saber, pois o importante, é viver tal momento, é ser o que de fato é!
  Hoje não vestimos mais mascarás para proteção, e sim para tirarmos nossa "mascará" sem o risco de julgamentos, muitos nos Estados Unidos, aproveitam da data para cometer crimes, e revelam o seu caracter, assim como no Carnaval Brasileiro, onde muitos também aproveitam para cometer  crimes, revelando também o carater, a culpa não é das datas, apesar das atmosferas semelhante, não iguais, pois "A ocasião, não cria o ladrão, ela revela o ladrão" - Diz um ditado.
 Assim, estragam comemorações e a transformam (que mesmo sem seu significado, podem ser divertidas e descontraídas), em símbolos do mal e da desordem, mas a culpa não é das datas, a culpa é do ser humano, que vive a espera de pretextos para cometer suas atrocidades, que vive em busca de culpados para não terem que assumir a responsabilidade!
  Não é preciso fazer o Carnaval, ou o Halloween, como no passado, com os mesmos significados, como era, pois hoje, pode ser apenas por diversão, o que é inadimissível, é culpar grandes feitos culturais, como são as duas datas,  é culpar qualquer tipo de arte ou entretenimento, pela SUA falta de caracter! Pela SUA falta de responsabilidade! Pela SUA falta de vontade! Pela SUA falta de respeito por ti, e pelo o outro!
  Por isso divirtam-se, se tiverem festas nesse dia 31 de outubro ou no proxímo Carnaval, mas divirtam-se respeitando cada ser. O que falta no mundo é RESPEITO!

 Um feliz Halloween novamente, e lembre-se, você irá morrer então viva, bem, o quanto pode!

Texto De Vinicius Diniz Rosa

Infelizmente não sei de quem são as imagens... Todas pegas na internet.

2 comentários: